Para pessoas de qualquer idade com artrite, caminhar é especialmente um bom remédio. Ela fortalece os músculos, o que ajuda a pressão deslocamento das articulações e reduzir a dor, comprime e libera a cartilagem nos joelhos, ajudando a circular o líquido sinovial que traz oxigênio e alimenta suas articulações. Quando as junções não recebem este alimento, elas se deterioram mais rápido.
Mas, apesar destes benefícios, não é fácil manter-se caminhando, dia após dia. Para aumentar suas chances de sucesso, tente estas estratégias.
1. Encontre um amigo.
Uma das melhores maneiras de iniciar e manter um programa de caminhada regular é encontrar um amigo comprometido a caminhar com você. Para Shelly Bay, de Los Angeles, é seu marido, Greg. A caminhada de dois em sua vizinhança durante a madrugada. "Dependendo da minha saúde e do clima, que normalmente a pé cerca de três noites por semana", diz Shelly, que tem artrite psoriática.
Recrutar um amigo para caminhada pode ajudar. Em um estudo publicado no ano passado na revista Annals of Behavioral Medicine, idosos disseram preferir o exercício com os seus pares para exercer por si mesmos. Mas a sua companheira de caminhada não tem que ser alguém da sua idade - ou até mesmo humanos, diz Diane Whaley, PhD, professor de psicologia do esporte e do exercício na universidade de Virgínia em Charlottesville, cujo parceiro preferido é caminhar com seu cachorro. "Eu ando com meu cão todos os dias - não só torna o passeio mais agradável, mas isso me mantém caminhando .
Andar com um amigo, humano ou canino, é benéfico para uma série de razões, diz Whaley. "Isso faz você se sentir mais seguro. Também torna responsável para o outro. Você sabe que se você não for, você está deixando alguém para baixo. "
• Não ter um cão? Peça emprestado um cão amigável do seu vizinho.Ele ficara contente ao receber uma caminhada extra todos os dias.
• Ligue para um velho amigo. E aproveite para por a conversa em dia.
• Faça-lhe uma data. Compartilhar algum tempo de qualidade com seu cônjuge sobre "data passeios."
2. Faça algo diferente
Se fizer a mesma rota a cada dia, sua rotina pode começar rápido . Para tornar o passeio mais agradável, encontre maneiras de torná-lo diferente e interessante.
Uma dica é variar sua rota, uma técnica que funciona bem . Troque de rua e observe as construções,as casas.
Mesmo a mesma rota pode ser interessante, com uma pequena atenção e criatividade. Conte os gatos ou os esquilos nos estaleiros de seus vizinhos. Esteja ciente das nuvens no céu, o movimento das árvores ao vento, a sensação do sol em sua pele. "Se você prestar atenção ao seu entorno, sua caminhada será mais rápida", diz Whaley.
• Vá a rota cênica. Uma vez por semana, faça uma caminhada em um parque, junto a um lago, na praia ou na mata.
• Finja que você é um turista e tomar uma visita auto-guiada a pé de sua cidade.
• Ande onde você estiver. Fazer voltas em torno do campo de jogo durante os jogos de seus filhos de beisebol, em torno do bloco.
3. prepare-se mentalmente para o exercício
Em um estudo recente mostra que o medo da dor (não a dor)impedem pessoas com artrite de fazerem exercícios,assim como também a falta de motivação.
Assim como você pode obter a sua mente e o seu corpo pronto para o exercício? Siga estas quatro dicas de condicionamento emocional.
.Seja flexível.Pesquisas descobriram que pessoas que adaptaram a sua rotina de exercícios para acomodar sua artrite eram mais propensos a manter o exercício do que aqueles que não fizeram. "Abstenha-se uma mentalidade de" tudo ou nada ", disse Judy Van Raalte, PhD, professor de psicologia do esporte em Springfield College, em Massachusetts. "Se os joelhos feridos, resolver a andar mais devagar. Se você é duro na parte da manhã, depois do exercício durante a noite. Ou reduzir o comprimento do seu treino na metade, se você está machucado. Ter um Plano B faz com que você não desista quando as coisas parecem difíceis. "
.Foque os benefícios. No estudo de Wilcox, as pessoas que se exercitavam regularmente o fizeram porque acreditavam que ele fez com que se sintam melhor, promoveu a perda de peso e aumento da sua capacidade de se mover. "Lembrar-se de como o exercício é bom para sua saúde pode motivá-lo a fazer o esforço, mesmo quando você está se sentindo cansada, irritada ou nervosa", diz Wilcox.
Acalme-se. Estar ansioso ou com medo podem amplificar a dor, é por isso que é importante acalmar-se antes de entrar em movimento, diz Van Raalte. "Antes de você começar a se exercitar, gastar alguns minutos respirando profundamente enquanto imaginando-se fazendo sua atividade escolhida", diz ela. Ela também aconselha a prática positiva auto-fala antes e durante o exercício, dizer ou pensar frases como "eu posso fazer isso", e "eu sinto dor, mas fazendo isso vai me ajudar a sentir menos dor. "
4.alongamento antes e depois da caminhada
Você pode estar ansioso para começar a sua caminhada - talvez o tempo está convidativo ou você tem tarefas a pressa para voltar - mas tomar o tempo de antes e depois para se alongar é uma prioridade.
«Alongamento antes contribui para diminuir a chance de lesões, aumenta a sua performance durante a sua caminhada e diminui dores musculares depois diz Don Lein, um fisioterapeuta na Universidade de Alabama em Espanha Centro de Reabilitação em Birmingham.